Eu &
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Elaine Guerini, Para o Valor — Roterdã


Apichatpong Weerasethakul entende perfeitamente quando o espectador cai no sono diante de seus filmes - geralmente obras de estrutura não linear que evocam memórias e sonhos. Como o próprio diretor tailandês confessa dormir no cinema (vendo os seus trabalhos e os dos outros também), ele desenvolveu um projeto para encorajar a plateia a tirar uma soneca durante a projeção de imagens. E sem que ninguém precise se envergonhar disso.

1517224767hotel.jpg — Foto: Elaine Guerini
1517224767hotel.jpg — Foto: Elaine Guerini

Sleep Cinema Hotel é uma experiência imersiva que ele criou exclusivamente para o público desta 47ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã - em andamento até domingo, dia 4. Localizado no World Trade Center da cidade holandesa, o projeto consiste em um hotel temporário instalado no terceiro andar do prédio, que foi adaptado como se fosse uma grande sala de cinema.

Um dormitório foi montado diante de uma tela circular onde são apresentadas, ininterruptamente, as imagens escolhidas por Joe (apelido que o diretor adotou após estudar cinema na School of the Art Institute, de Chicago). O cinéfilo paga 75 euros por uma cama de solteiro e 150 euros por uma de casal (com direito a chuveiro, produtos de higiene pessoal e café da manhã), para acompanhar a compilação de cenas, que nunca se repetem.

Embora não exista nenhum trecho de obra do diretor na montagem, as cenas resgatam o imaginário de Joe, trazendo paisagens com água, ondas e nuvens, além de animais sonolentos e pessoas dormindo. Praticamente todos as produções assinadas pelo cineasta trazem personagens adormecendo ou despertando em algum ponto da trama - pelo seu interesse no “estado liminar entre acordar e dormir”.

apihotel.jpg — Foto: IFFR
apihotel.jpg — Foto: IFFR

“O projeto é resultado da minha fascinação pelo cinema que nós mesmos produzimos na mente quando sonhamos. O que fiz aqui foi apenas selecionar imagens que podem não só instigar o sono, mas penetrar no nosso inconsciente enquanto adormecemos”, diz o cineasta de 47 anos, também formado em arquitetura na Khon Kaen University, na Tailândia. Além de dirigir filmes, ele faz esculturas e realiza instalações - que já passaram pelo Musée d’Art Moderne de Paris, pelo New Museum de Nova York, pelo Hans der Kunst de Munique. A exposição centrada no filme “Hotel Mekong”, de 2012, circulou pelo Brasil, em 2013, com a presença de Joe.

“Para mim, é a realização de um sonho ter um cinema para dormir. Sempre adormeço ver os meus filmes, não importando onde eu esteja”, conta, rindo. Mesmo no Festival de Cinema de Cannes, que o consagrou com a Palma de Ouro de 2010, com “Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas”. “É sempre a mesma coisa. Passo pelo tapete vermelho, me acomodo na poltrona e, cinco ou dez minutos depois, já caí no sono. Só acordo com os aplausos ou as vaias, no final da sessão”, afirma o diretor, também conhecido pelas obras “Eternamente Sua” (2002), “Mal dos Trópicos” (2004) e “Cemitério de Esplendor” (2015).

O Sleep Cinema Hotel de Joe também está aberto à visitação - não sendo um privilégio de quem passa a noite lá e, no momento do check out, é convidado a escrever em livro o sonho que teve. Dá para assistir às imagens selecionadas pelo cineasta de um balcão criado para receber uma pequena plateia - aberto ao público das 16h às 22h, com entrada gratuita. O repertório iconográfico é resultado de parceria do diretor com o EYE Filmmuseum e o Netherlands Institute for Sound and Vision. “Eu mesmo adoraria me hospedar lá, mas não consegui. Não há mais vagas”, conta Joe.

Mais recente Próxima Cinema: Herdeiro de dramaturgo acusa Guillermo del Toro de plágio

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Ensino infantil (inclusive creche e pré-escola), educação fundamental, ensino médio e técnico de nível médio e superior, entre outros, serão contemplados, se a reforma passar no Congresso

Reforma tributária prevê redução de 60% da CBS e do IBS para educação

Regulamentação da reforma tributária propõe que determinadas profissões vão ter redução de 30% nas alíquotas do IBS e da CBS

Médico, advogado e personal: Veja quais profissões poderão pagar menos imposto

'Quem vota somos nós. Não o governo', diz o deputado Pedro Lupion, presidente da FPA

Bancada ruralista critica 'cashback' e diz que trabalhará por mais itens na cesta básica da reforma tributária

O Fundo indicou que o objetivo do empréstimo é apoiar a política econômica do Equador nos próximos quatro anos

Equador chega a acordo com FMI para empréstimo de US$ 4 bi

Para secretária do MGI, Celina Pereira, o decreto-lei 200, que trata do assunto, não está ultrapassado de "cabo a rabo", mas precisa de ajustes para melhorar eficiência do Estado

Governo quer revisar estrutura da administração pública

Jeronimo Antes, por sua vez, foi eleito como representantes de acionistas PN

Assembleia da Petrobras elege Francisco Petros como representante de acionistas ON, dizem fontes

Presidente da companhia no Brasil destacou que um dos principais riscos é que os exportadores tentem driblar a lista de NCMs sob novas regras, embarcando produto similar com outra NCM que não está sujeita às cotas

Cota para aço importado é avanço e governo vai monitorar sua eficácia, diz ArcelorMittal

Queda das ações da Vale após balanço fraco no 1° trimestre também pressiona bolsa brasileira

Dólar e juros futuros sobem e Ibovespa cai em meio à inflação forte nos EUA

A medida gerou protestos de alguns moradores que acusam as autoridades de transformar a cidade em um “parque temático”

Veneza começa esquema de cobrança de taxa de visitantes e moradores protestam

Não há, na proposta do governo, a observância das hipóteses de exceção previstas no artigo 156-A da EC 132

O direito ao crédito do IBS e CBS não cumulativos